Seguidores

Follow

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Consultora dá dicas de enfeites de Natal feitos à mão para decorar a casa




GASPAR (SC) – Há menos de um mês para o Natal, muitas casas já se preparam para a data. Árvores começam a ser montadas, luzes contornam e destacam a decoração, enfeites de todos os tipos tomam espaços, como portas e mesas. Esse é o momento de deixar cada cantinho mais charmoso e alegre utilizando pequenos detalhes que podem ser feitos por você mesma. A ideia é abusar da criatividade e das técnicas artesanais para garantir peças únicas.  “São inúmeras possibilidades de artesanato para esta época do ano. O patchwork é um dos trabalhos mais utilizados e que, além de deixar sua noite de Natal mais colorida e bonita, pode ajudar quem precisa de uma renda extra”, comenta a consultora da Círculo S.A., Simone Scottini.  A empresa fabrica fios e linhas para trabalhos manuais e é uma das mais importantes indústrias têxteis do Brasil. A consultora dá algumas dicas para criar peças que deixam a decoração ainda mais especial.  

Jogo americano ou sousplat - com pequenos retalhos de tecido, você pode  criar uma peça exclusiva e cheia de estilo para deixar sua mesa de jantar no clima do Natal. Um americano mede em média 35cmx45cm, você pode usar um tecido com o tema central usando a medida 25cmx35cm e trabalhar outra estampa na lateral onde os talheres deverão ficar. Essa medida é variável, mas pode ser uma tira de 12cmx35cm e mais uma faixa de 7cm para fazer o contorno da peça (viés). Para esconder as emendas/costuras faça o uso da sianinha ou do passamanaria, para deixar o acabamento perfeito e a peça ainda mais bonita.

Porta panetone – o enfeite pode se transformar também em um arranjo. É feito com uma1 faixa de 13cmx55cm de tecido de Natal e para decorar utilize 60cm de passamanaria e 40cm de cadarço chato. Fácil de fazer e faz toda diferença na sua ceia de Natal.

Trilhos e centro de mesa – use a criatividade nessas peças e o sucesso será garantido. Aproveite sobras pequenas de tecidos em estampas Natalinas e cores lisas, aviamentos como sianinha, bordado inglês, fita de cetim, botões e crie uma peça que só você terá.

Almofadas - São muito fáceis de serem confeccionadas, utilizam pouco material e têm um resultado final bem interessante. O segredo é misturar estampas, aplicar aviamentos  e criar algo novo e único. Esta peça pode ser feita com apenas duas horas de trabalho.

Aproveite para transformar todos os cantos da sua casa para a chegada do Papai Noel. Na sala, além da árvore que pode ser decorada com  bolas que tenham diversos  tecidos aplicados - neste caso você usa todas as sobras por menor que seja, ela vira um detalhe -, fitas e rendas. Você ainda pode fazer botinhas e panos para as crianças deixarem as cartinhas do Papai Noel, almofadas para os sofás, toalhas e centros de mesa, capas de cadeira, cestos de pães e porta panetone. E quem falou que o lavabo ou banheiro não podem entrar no clima? Toalhas com barrados natalinos e aplicações de bordado inglês, sianinha ou passamanaria fazem bonito nesse ambiente. Outra ideia é fazer uma cestinha para colocar os sabonetes sobre a bancada com estampa de Natal.
Para a cozinha as possibilidades são infinitas. Desde a cortina até a capa da batedeira, tudo depende do quanto você quer seu ambiente decorado. “Itens que não podem faltar são as luvas, aventais, pano de prato (com barrado ou patch aplique), toalha de mesa e os já mencionados porta panetone e porta pão”, revela a consultora da Círculo S.A.

Informações para a imprensa – Oficina das palavras:
Patrícia Wippel – litoral2@grupoodp.com.br - (47) 3346-3797 / (47) 9994-1265

Nenhum comentário: